domingo, 14 de abril de 2024

O Penteado da Princesa Zuri - Janaina Nery

 

"Eu sou a princesa Thaís!". Foi assim que a minha criança interior se sentiu ao ler essa obra. Revisitei várias memórias, de um tempo em que eu me sentia errada por ter cabelo volumoso e cacheado, pois recebia vários apelidos racistas que afetaram a minha autoestima ainda criança. Se eu tivesse lido "O PENTEADO DA PRINCESA ZURI" naquela época, há trinta e poucos anos, iria entender que o meu cabelo sempre foi uma coroa e teria me empoderado da minha realeza , igual a princesa ZURI fez. Nunca tive uma vovó Zica para me orientar.

Indico para as crianças de todas as idades, inclusive para professores e pais que queiram trabalhar a autoestima dos nossos pequenos/pequenas. Além de uma excelente obra pra contribuir com a literatura antirracista, trazendo a ancestralidade e a cultura ancestral no penteado da trança, que passa de vovó Zica para a neta ZURI.

A obra também traz consigo belíssimas ilustrações, com traços simples que alcançam o nosso imaginário, carregando muita emoção em cada traço.

Quem se interessar, adquira o seu exemplar diretamente com a autora Janaina Ner.


Leiam a obra!

Resenha de Thaís Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário