terça-feira, 28 de abril de 2009

Poesia retirada do livro "Leo Buscaglia - Vivendo, Amando e Aprendendo"


Não posso ser feliz quando mudo só para satisfazer o seu egoísmo.

Nem posso me sentir contente quando você me critica por não ter os seus pensamentos, ou por ver como você vê.

Você me chama de rebelde.

No entanto, cada vez que rejeitei as suas crenças você se rebelou contra as minhas.

Não procuro moldar a sua mente. Sei que você está se esforçando muito para ser só você.

E não posso permitir que me diga o que ser... pois estou-me concentrando em ser eu.

E por fim : Você disse que eu era transparente e fácil de esquecer.

Mas então por que tentou usar a minha vida, para provar a si mesmo o que você é?

Comentário:
Esse poema é uma das verdades que transformo em absoluta em minha vida, pois penso nisso contra o sistema de padronização que é vigente no mundo, que obriga a todo mundo ser igual: magro, materialista etc... Penso nesse poema quando pais, professores, religiões, entre outros, querem nos transformar no que não somos ou até mesmo no que eles são, e digo mais, em meros repetidores de informação e ação.

21 comentários:

  1. Leo Buscaglia encantou minha vida, desde o momento em que tive contato com o seu livro Vivendo Amando e Aprendendo.O Amor deve existir primeiramente em nós, para que possamos dividi-los com os outros.
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal,
      a visão que Léo Buscaglia nos proporciona muda o sentido de uma vida e passamos a encarar o mundo de outra forma, muito mais segura!

      Excluir
  2. Cristina, obrigada por comentar em meu blog e concordo com você, quando diz: "O amor deve existir primeiramente em nós, para que possamos dividi-los com os outros". Afinal, só podemos dar aquilo que existe em nós, só distribuimos amor se ele estiver primeiramente dentro de nós, sábias palavras de Jesus: AME AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Bjs

    ResponderExcluir
  3. adoooro o livro vivendo amando e aprendendo,com ele aprendi muitas coisas,e gosto muito da parte em que ele fala que o maior risco na vida é não arriscar nada, somente a pessoa que arrisca é verdadeiramente livre.isso é verdade!afinal a vida é feita de tentativas.um abraço{Rosarinha}

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosarinha, um abraço para vc tbém e concordo com as suas palavras ao dizer que só quem arrisca é verdadeiramante livre. Preciso ler esse livro novamente, eu o li na adolescencia e marcou a minha vida tbém e até hoje me recordo dele.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu amo o Leo e todos os seus livros são muito bons e cheios de inspiração e principalmente vivendo amando e aprendendo e neste livro a mensagem principal que Leo quer nos passar é pra sermos nós mesmos.Ser tudo que voce é.Seja você em todas as situaçôes porque a coisa mais difícil que tem no mundo é ser quem você não é.{Maytê}

    ResponderExcluir
  6. Oi Maytê, que bom que você gosta do Leo Buscaglia, eu vejo várias mensagem no livro que me encantam, e uma delas é a mesma que você ressaltou no comentário: ser você mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Nuusa to lendoo O Livroo delle e to Adorandooo

    Muiitoo bem pensadoo e to adorandoo poiis ele faz eu esqecer meus problemas

    ResponderExcluir
  8. q bom saber q tem mais gente lendo léo por aí!! eu amo os seus lvros, e, amando vivendo e aprendendo é o meu manual. descobrir léo em um momento bem dificdil e pode crer, fui salva por léo... "o esencial é invisivel aos olhos".

    ResponderExcluir
  9. Olá! Pessoal, estou impressionada com a quantidade de comentários que tenho recebido em meu Blog na postagem que fiz sobre a poesia do Leo Buscaglia. Esse livro marcou a minha vida e me salvou em alguns momentos difíceis e principalmente a leitura da poesia que postei acima. Abraços e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  10. LEO,FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE LI SEU,A QUAL FOI UM VERDADEIRO BANQUETE,QUE ME LEVOU A UMA INSACIAVEL FOME DA SUA LEITURA.OBRIGADO POR NÓS PRESENTEAR COM UMA LEITURA RIQUISSIMA.

    ResponderExcluir
  11. NOSSA, AMEI SEU BLOG...
    AMO ESSE LIVRO... AINDA MAIS ESSE TRECHO...
    FOI MEU LIVRO DE CABEÇEIRA NA ADOLESCENCIA!!!
    OBRIGADA PELA DELICADEZA E SUTILEZA DE RECONHECER A TRANSPARENCIA DO OUTRO... PARABÉNS!PAULA EHRHARDT

    ResponderExcluir
  12. Qundo "conheci" leo buscaglia estava vivendo um momento dificil, e vivendo amando e aprendendo me ajudou a ver a vida com boms olhos pois aprendi a valorizar cada minuto da vida.obrigada por criar um espaco para dividirmos o carinho q temos por LEO...

    ResponderExcluir
  13. A frase que mais me marcou deste livro foi:

    " você tem seus pincéis, você tem suas tintas...
    pinte o paraíso e entre nele.."

    ResponderExcluir
  14. Miria, bela frase. Tem razão! Grande abraço querida.

    ResponderExcluir
  15. SOU APAIXONADA PELO LEO. E AMEI VER O TALENTO E O TRABALHO DELE RECONHECIDO. OUTRO LIVRO INCRÍVEL DO LEO É - ASSUMINDO A SUA PERSONALIDADE - LEIAM, É MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  16. LEO BUSCAGLIA MUDOU A MINHA VISÃO DE OLHAR NÃO LI NADA PARECIDO COM O QUE ELE ESCREVE É FANTASTICO LER AS COISAS QUE O LEO ESCREVE.....
    QUERIA PODER TER LIDO MAIS O LIVRO VIVENDO AMANDO E APRENDENDO...SO LI 3 VEZES...

    ResponderExcluir
  17. Olá Thaís, parabéns pelo Blog. Leo Buscaglia e seu "Vivendo, amando e aprendendo" me foi apresentado por uma amiga em um momento da minha vida em que eu precisava muito e fez muita diferença. Por isso amo muito este livro. Ainda quero ler os outros títulos dele.
    Abraços

    Meiri Dalva!!!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Meiri Dalva, fico feliz que tenha gostado e o livro também fez muita diferença em minha vida em um certo momento difícil para mim. Bjs, Thaís.

    ResponderExcluir
  19. E depois que a gente aprende percebe que é muito mais simples ser a gente mesmo...

    ResponderExcluir