"O olhar é muito mais do que função fisiológica. É uma linguagem forte. É um universo carregado de sentido". O olhar ao qual me refiro quer dizer a maneira como as pessoas olham, observam e percebem o mundo a sua volta, letras de músicas, textos, poesias, vídeos e imagens traduzem um pouco disso. E ADORO ESSA COISA DO OLHAR é só um pequeno rascunho do meu universo, do modo como eu olho o mundo a minha volta. *** BLOG DE POESIAS AUTORAIS - sob as penas da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).
sábado, 12 de setembro de 2009
POR QUE A BELEZA NÃO PODE SER PADRONIZADA.
Acho cruel a ditadura que nós mulheres vivenciamos.
Será que temos que ser igual a robôs agindo mecanicamente, ter cabelos esticados e ser magra, para ter um espaço na sociedade. Tenho reparado o quanto me incomoda ver que estamos nos deixando influenciar pela ditadura da beleza, ditadura essa imposta pela mídia e acatada por nos mulheres. Reparo em todas as mulheres nas ruas, mulheres belíssimas: negras, gordinhas, baixinhas, mas cada uma com a sua beleza. Reparo em como todas elas estão ficando parecidas, todas tentam ser iguais, vejo cabelos esticados, chapados, como se fosse uma tentativa de ficarem brancas e negarem a raça miscigenada típica das brasileiras.
Uma vez, ao ler um livro de um autor que gosto muito, Augusto Cury, "O Vendedor de Sonhos", uma frase me chamou a atenção: "por que a excessão genética tem que ser o padrão", por que mulheres magrelas e com mais de 1m80, cabelos lisos, tem se tornado o padrão de beleza. Se nós brasileiras somos em sua grande maioria baixinhas, cheinhas, conhecidas pela fartura de bumbum e cabelos cacheados.
Não que as as mulheres altas e magras não sejam belas, mas só acho que não devemos querer igualar as pessoas e definir um padrão para a beleza delas.
Para você, o que é beleza?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário