domingo, 14 de julho de 2024

Indicação de leitura: trilogia do AILTON KRENAK

 Indico essa trilogia do Ailton krenak porque além de abrir a nossa visão ancestral sobre esse mundo, vai expandir o mundo para outras narrativas para além da eurocêntrica, colonizada e capitalista. 



Pensar na sustentabilidade como algo orgânico, inato a cada ser vivo, não só o humano, seria o ideal ao invés do entendimento da sustentabilidade como uma disciplina acadêmica ou algo separado de nós, como o conceito de meio ambiente. Para o autor, o conceito de humanidade está fadado ao fracasso porque separa o homem da natureza e entende a natureza como um recurso a ser usado ou explorado . E ainda na obra IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO, KRenak nos faz refletir que devemos deixar um Rio para sete gerações futuras, mas a gente usa como se fosse um recurso e destrói o Rio. Além disso, ele nos mostra que uma pedra tem família, tem personalidade própria e um rio é um ancestral , ele sempre esteve aqui antes de nós. 


Já na obra FUturo Ancestral, @_ailtonkrenak enfatiza a lógica  da cidade em relação aos rios, que são nossos ancestrais, são caminhos e são memórias. A cidade asfixia os rios, enterra eles vivos, sai cimentando tudo ou transforma em esgoto.


 O autor critica a educação formal em ambas as trilogias e  pontua que as crianças indígenas nascem com o coração no ritmo da Terra e que elas experimentam mais a vida . E na educação formal, elas são formatadas e acabam se tornando futuros destruidores dessa Terra. A Terra para o autor é um organismo vivo e mostrou isso em 2020,sendo enfatizada essa perspectiva na obra A VIDA NAO É ÚTIL.   Algumas falas despertaram muita a minha atenção nessa obra: "o poder não é algo sobrenatural, ele é natural. (...) A Terra tem tudo que precisamos, mas se você precisar de uma casa na praia, um apartamento na cidade ou Mercedes-Benz, não tem pra todo mundo"...


Essa trilogia de Krenak nos mostra que o conceito de civilização e humanidade está associado a ser um consumidor , e estamos consumindo também a  Terra . Além disso, existe uma lógica de sanitarização envolvendo a terra, "tudo que tem terra é sujo, o ideal é comprar no supermercado porque vem limpinho" .


Bora refletir e mudar de rumo?  📚


Por Thaís Alessandra